PSD oficializa candidatura de Paes à Prefeitura do Rio
Vice-prefeito não foi nomeado em evento no centro do município; anúncio sai até 5 de agosto
O PSD (Partido Social Democrático) oficializou neste sábado (20.jul.2024) a candidatura do atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), à reeleição. O candidato não nomeou seu vice durante o evento –o que deve ocorrer até 5 de agosto.
O anúncio da candidatura de Paes foi feito pelo presidente municipal do partido e da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado (PSD-RJ). No evento também foram apresentados os nomes dos 52 candidatos a vereador.
Perante um público que reuniu representantes de Agir, Avante, Cidadania, DC, PC do B, Podemos, PDT, PRB, PSB, PT, PV e Solidariedade, além do deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) e do deputado estadual Dionisio Lins (PP-RJ), Paes ressaltou que sua base de apoio é uma resposta a quem acha que “política é se apequenar”.
“Busquei fazer um 2º mandato melhor do que o 1º. Busquei e acho que fiz o 3º mandato o melhor dos meus mandatos e quero dizer que a gente vai fazer um mandato ainda melhor se voltarmos à administração da Prefeitura do Rio”, disse Paes. O prefeito, se reeleito, estará a frente do seu 4º mandato na capital fluminense.
Os aliados do partido de Paes, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) e o deputado estadual Eduardo Cavaliere (PSD-RJ) são os nomes cotados para ocupar o posto de vice nas eleições na chapa de 2024.
A convenção partidária foi realizada às 11h na Rua da Quitanda, no Centro do Rio, e terminou pouco antes das 14h. Os partidos políticos estão liberados para realizar as convenções nacionais a partir deste sábado (20.jul.2024). As siglas têm até 5 de agosto para definir as candidaturas.
Levantamento divulgado em 5 de julho pelo Datafolha indica que o atual prefeito do Rio de Janeiro tem 53% das intenções de voto. O deputado federal Tarcísio Motta (Psol), com 9%, o candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Delegado Ramagem (PL), com 7%, Juliete Panjota (UP) e Cyro Garcia (PSTU), ambos com 3%, estão empatados tecnicamente na margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa foi realizada de 2 a 4 de julho de 2024. Foram entrevistadas 840 pessoas com 16 anos ou mais no Rio. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o nº RJ-06701/2024.
Paes conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições municipais de 2024.